domingo, 5 de fevereiro de 2006

O PLANETA E SEUS MISTÉRIOS






Na medida em que escrevo e adoro cinema, de vez em quando cometarei sobre outros assuntos. Agora falo de um filme que faz-se poema em imagens, pois Tarkovski é poético e filosófico.

Solaris (1972 / 166 min.): Um famoso cosmonauta-psiquiatra é enviado para a estação cientifica que está em órbita do planeta oceânico Solaris com a importante missão de investigar uma série de fatos bizarros e misteriosos que estão ocorrendo.

*****


Soláris acontece em ritmo denso,
penetramos num mundo nostálgico, onde
gigantesco cérebro nos guia.
Seria uma viagem de sensações, descobertas e sentimentos?
O que poderemos encontrar quando a nuvem
espêssa que o encobre permitir a visibilidade?
Haveremos de visitar séculos de história,
discutir a ciência e tocar os sentimentos mais
profundos. Teremos de conviver com nossos
fantasmas, monstros que nos acompanham por toda a vida!
Normalmente, não os vemos, mas em Soláris
eles revelam-se, materializados, ali estão, cara a cara!
São nossos mais íntimos desejos.
A nostalgia da infância, da casa, do colo
e a vontade de completar aquilo que não
chegamos a terminar. Em Soláris falta chão!
Precisamos da terra, da água, do verde e
da casa. Esse estranho planeta, nos faz
sonhar, um sonho árido.
Hari é o desejo de Chris materializado
Ela existe apenas na mente que a deseja...
Como conviver com nossos desejos que já se
foram? Como reencontrar um passado
morto?
Quem sabe...no paraíso!
No sonho...no devaneio...
Soláris é a viagem idealizada,
A beleza tocável, logo no início
onde a água/útero/materno, acaricia.
Ao som de Bach, plantas marinhas dançam o ritmo da vida.

** Gaivota **

***************

6 comentários:

Anônimo disse...

LINDO AMIGO GAIVOTA!!SOLARIS IRÁ COMEÇAR APPARECER COM MAIS DESTAQUE
QDO SE INSTALAR A ERA DE AQUÁRIO..
QUE SERÁ EM 2012!!EH MUITO INTERESSANTE ESTE EPISÓDIO
MAS SOMOS ESTRELAS E TEMOS ENERGIAS
E VEM DO SOL ,,,MAS ISTO ESTA AQUÉM DE NOSSOS DIAS..SERÁ MUITO PARA O ANO 3000..AMEI LER ESTE POEMA!!!
SUCESSO PRA TI.!!
BJUS/.

Unknown disse...

Jah tenho um blogspot Gaivota.
Em meu perfil no orkut tem todos meus links.

Quero ver este filme, ha algum tempo jah. Parece ser o tipo que eu gosto.

Anônimo disse...

Nossa...Cheguei a imaginar a cena.Um filme que eu gostaria de ver.Onde os desejos mais íntimos se revelam...

Beijossss....Danielle.

Anônimo disse...

não se iluda, há um planeta em ti.

Anônimo disse...

Nosso planeta é vivo! Está vivo! Infelizmente poucos sentem o que ele sente...que venha 2012! 2112! Adorei o blog!

Anônimo disse...

Nem preciso dizer que gostei muito..muito..muito.. do que vc escreveu..né!

é minha área..rs

mas apenas em linguagem astral, será que eu terei o prazer de estar num campo de verdades e sentimentos cósmicos ..um dia?

Eu adoraria que nele estivessem meus amigos, minhas boas formas de expressar carinho e boa energia.

Solaris pra uma tempo vivinho!

Sol LK